Bom dia, Cats!¬†ūüėĽ Voc√™s j√° ouviram falar dos neutr√≥filos? S√£o as c√©lulas mais numerosas do sistema imunol√≥gico e t√™m como principal fun√ß√£o o combate √†s infec√ß√Ķes.¬†ūüé󬆬†O nosso diretor cient√≠fico Dr. Felipe Ades MD PhD – Oncologista explica mais sobre isso nessa mat√©ria superinteressante aqui!¬†ūü§Ē Confira:

Os neutr√≥filos s√£o as c√©lulas mais numerosas do sistema imunol√≥gico, correspondendo a quase 70% das c√©lulas de defesa. S√£o c√©lulas que ficam circulando no sangue, em sua maior parte, e t√™m como principal fun√ß√£o o combate √†s infec√ß√Ķes.

Neutr√≥filos s√£o afetados pela quimioterapia e podem ter seu n√ļmero reduzido durante o tratamento.

Durante o ataque imunon√≥gico √†s bact√©rias invasoras, um outro tipo de c√©lula, o plasm√≥cito, libera anticorpos no sangue. Esse anticorpos funcionam com balas teleguiadas e v√£o se grudar √† superf√≠cie das bact√©rias agressoras. O neutr√≥filo age engolindo e digerindo as bact√©rias cobertas por anticorpos, processo conhecido como fagocitose. Al√©m disso libera subst√Ęncias no local da infec√ß√£o, para chamar mais c√©lulas de defesa.

Estima-se que o nosso corpo produza em torno de 100.000.000.000 de neutrófilos por dia. Esta é uma célula de vida curta, durando entre 5 horas e 5 dias.

Como √© uma c√©lula de crescimento e divis√£o r√°pida, √© bastante afetada pela quimioterapia. Medicamentos contra o c√Ęncer podem causar a baixa dos neutr√≥filos (conhecida como neutropenia) e aumentar o risco de infec√ß√£o durante o tratamento.

Um dos motivos do intervalo entre as doses de quimioterapia é aguardar a recuperação da quantidade de neutrófilos no sangue. Nenhum tipo de dieta, suplemento, chá, alimento ou repouso aumenta a velocidade de recuperação dos neutrófilos. Quando há necessidade de aumento rápido (como em casos de infecção) podemos fazer medicamentos estimuladores, mas na maioria dos casos o tempo é suficiente para a recuperação (para a maioria dos medicamentos o efeito máximo de queda ocorre em torno de 10 dias e a recuperação em duas a três semanas).

Coment√°rios

coment√°rio

Você também pode gostar
C√Ęncer de boca: a cura pela preven√ß√£o

Deixe um coment√°rio