Home > Saúde > 7 mitos e verdades sobre a quimioterapia

7 mitos e verdades sobre a quimioterapia

7 mitos sobre a quimioterapia

Mesmo com muitas informações sendo compartilhadas, a quimioterapia ainda é um mito para muita gente.

Para tirar as dúvidas, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc) listou alguns desses mitos e resolveu explicá-los corretamente. Confira:

 

1. O cabelo sempre vai cair

Não necessariamente! A queda dos fios (alopecia), depende dos medicamentos utilizados no tratamento. Por isso, nem toda quimio provoca esse efeito.

A intensidade da queda também pode variar. Ou seja, o mais comum é que os cabelos caiam, mas isso não é uma regra.

2. Náuseas e vômitos diariamente

Muito provavelmente sim. Esses efeitos também dependem da medicação utilizada, além da sensibilidade de cada organismo.

As náuseas e vômitos acontecem quase sempre, mas alguns cuidados com a alimentação, por exemplo, podem melhorar muito o quadro.

3. Sexo está proibido

Não há uma contraindicação para todos os casos. Mas esse é um período em que é fundamental respeitar alguns limites do corpo. E nem sempre há disposição para transar.

Existe uma grande preocupação quanto ao engravidar, afinal, isso não pode acontecer durante a fase de quimioterapia. Sendo assim, o aconselhado é sempre evitar o sexo de fato, estando liberados outro tipos de carinho.

4. Não posso brincar com meus animais

Mentira! A companhia dos pets até mesmo ajuda nesses momentos, afinal, eles só nos dão carinho. Ainda assim, em algumas fases o ideal é diminuir o contato (não cortá-lo) por causa de baixas no sistema imunológico do organismo.

5. Fim das idas ao salão de beleza

Outra mentira! Como sempre falamos aqui no Quimioterapia e Beleza, ninguém precisa abrir mão de sua vaidade porque descobre um câncer.

Ao longo do tratamento, é melhor evitar alguns procedimentos, como a retirada de cutículas pelo risco de inflamações envolvidas. Mas tantos outros procedimentos de beleza continuam liberados, incluindo o uso de tinturas que não causem irritação ou alergia.

6. Vou me isolar de todos

Não! O isolamento é indicado em situações extremamente especiais, como quando as terapias comprometem os glóbulos brancos, responsáveis por nos proteger de infecções. Aí realmente deve-se evitar aglomerações.

Caso contrário, é muito importante manter as relações pessoais como antes, assim como a vida social.

7. Ficarei infértil

Não exatamente! É verdade que a quimio, em alguns casos, aumenta o risco de esterilização. Porém, mesmo nessas situações, há diferentes técnicas laboratoriais para preservar a fertilidade tanto do homem como da mulher.

 

FONTE: ABRIL SAÚDE

Comentários

comentário

Deixe um comentário