Home > Bem Estar > Ações gratuitas para vocês por Claudia Arab

Bom dia Cats!! 😻 Atividade física + câncer é um assunto que começou a repercutir há pouco tempo no Brasil e por isso, ainda não temos muitos programas que foquem nesse público. 🤔  Apesar disso, as universidades oferecem muitas ações gratuitas legais que vocês precisam conhecer! 😁 A nossa nova colunista Claudia Arab escreveu sobre o tema e nos indicou várias dessas ações! 🏃‍♀ Confiram o texto!!

Ações gratuitas para vocês

Olá, Cats! Hoje trago em pauta um assunto muito relevante para vocês e para toda comunidade. Não é tão divulgado e sabido pela sociedade que as universidades têm vários programas gratuitos para atender à população. Esse setor das universidades chama-se extensão. Nestas ações, os alunos e professores oferecem programas, atendimentos, avaliações, dentre outros, em prol da população – e da ciência.
Um desses exemplos foi o Programa de Exercícios Físicos para Mulheres em Tratamento de Câncer. Na época do meu mestrado, 2012-2014, tive uma grande oportunidade: pudemos criar e oferecer um programa de exercícios físicos para pacientes em tratamento do câncer de mama. Fui orientada pelo professor Dr. Alexandro Andrade, coordenador do projeto e do Laboratório de Psicologia do Esporte e do Exercício da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). Várias pessoas participaram para que ele acontecesse e foi lindo! O programa tinha atividade aeróbicas de caminhada e de musculação. As pacientes passavam por avaliações antes, durante e depois do programa. Fizemos ampla divulgação do programa em postos de saúde, hospitais e até consultórios médicos particulares. O protocolo de exercícios físicos foi cuidadosamente criado baseado em manuais, em princípios do treinamento físico e, principalmente, da resposta que tínhamos das pacientes, individualmente. As pacientes relatavam diariamente as diferenças que sentiam, além das mudanças detectadas nas
avaliações. Destaco aqui a grande melhora nas limitações físicas e autoestima delas. Era maravilhoso ver que podiam descer escadas sem precisar de apoio, não sentiam mais dores nos joelhos ou nos braços, por exemplo. Além disso, as atividades eram em grupos o que ajudava muito para o lado social.
O assunto atividade física e câncer ainda é recente no nosso país e ainda não contamos com muitos programas voltados à esta população, mas as universidades têm muitas ações gratuitas a oferecer. Vale a pena vocês entrarem nos sites das instituições mais próximas a vocês para verificar. O nosso programa de exercícios físicos não existe mais, infelizmente. A UDESC, entretanto, oferece vários programas como, por exemplo, o de dança. O próprio laboratório que fiz parte tem ações para pacientes com fibromialgia e já teve x-games para crianças e adolescentes com obesidade. Então, vale a pena. Confiram os sites, participem das ações e aproveitem, pois elas existem para vocês e são gratuitas!

Comentários

comentário

Deixe um comentário