Home > Beleza > CABELOS DEPOIS DA QUIMIO

Os fios que voltam a crescer marcam um momento de grande alegria, e merecem ser bem cuidados.

Um dos grandes desafios para a autoestima da mulher, durante o tratamento de câncer, é a queda dos fios. Então, imagina a alegria de ter de volta o cabelo depois da quimio. Para além da beleza, esse momento marca também a comemoração pelo fim (e êxito!) do tratamento. Referência no Brasil quando o assunto é quimioterapia e beleza (não à toda, esse é o nome de seu site), a administradora Flavia Flores descobriu um câncer de mama, em 2012, e, depois do diagnóstico, começou a escrever sobre suas experiências e formas de manter os looks em dia, em meio aos desafios impostos pela doença.

Mulher branca com cabelo castanho e lenço na cabeça se olha no espelho, ela ilustra uma matéria sobre cabelo depois da quimio
Flavia se apaixonou pelos lenços durante o tratamento e incorporou para sempre ao seu estilo. | Foto: Luciano Fileti/divulgação

Cabelo depois da quimio: ATH entrevista Flavia Flores

All Things Hair: Qual foi a sensação de ver crescer o cabelo depois da quimio?

Flavia Flores: Eu me lembro bem da sensação… Eu estava no quarto com meu fil

ho vendo TV, e alisando a cabeça.. Sempre procurando um cabelinho… Até que eu encontrei um! Ai que emoção! Perguntei primeiro filho: Isso é um cabelinho? Ele disse que sim. Chorei, vi que o cabelo voltava mesmo! Que eu estava florindo de novo, e que logo os cílios e as sobrancelhas iam crescer, que tudo ia ficar bem!

Chorei, vi que o cabelo voltava mesmo! Que eu estava florindo de novo

ATH: Qual conselho de beleza você daria para uma mulher que estiver se recuperando, deixando o cabelo depois da quimio crescer?

FF: Paciência…. Muita paciência. O cabelo volta doido, muitas vezes grisalho, difícil de domar, até pegar um tamanho que possa fazer uma progressiva demora, então eu sugiro usar e abusar dos lenços menores, faixinhas, tic-tacs, pomadas nessa fase, e começar pintando os cabelos se necessário com tonalizante – vc não quer judiar do seu cabelo tão novinho, né?

Mulher com cabelo bem curto e descolorido mostra exemplo de cabelo depois da qumio
Flavia Flores descoloriu os fios novos. “Ficou bonito, mas judiou muito”, conta.

ATH: Você tomou algum cuidado especial com os fios?

FF: Participei do programa Superbonita, assim que meus cabelinhos colocaram a crescer e acabei descolorindo meus fios, ficou lindo, mas a manutenção detonou com meu cabelo, muito descolorante. Então sempre precisava cortar as pontinhas e hidratar muito!

ATH: Normalmente, o cabelo cresce diferente, no comecinho. Com o seu foi assim também?

FF: Ah sim, veio clarinho, fininho e esvoaçante.

ATH: Os lenços são parte importante do embelezamento da mulher em  tratamento (e seu trabalho tem a ver com isso). Depois que os cabelos cresceram você continua gostando desses acessórios?

FF: Sim! Não saio de casa se um lenço na bolsa! Se não for parar na cabeça, me enrola o pescoço, compõe o meu visual amarrado na bolsa ou mesmo na roupa.

Mulher usa lenço colorido na cabeça e ilustra matéria sobre cabelo depois da quimio
Esperar o cabelo crescer é um exercício de paciência, que se torna mais fácil com lenços e outros acessórios.

Cabelo depois da quimio: para colaborar

Flavia Flores é fundadora do Banco de Lenços Flávia Flores, além de embaixadora e madrinha de outros projetos ligados ao tema cabelo depois da quimio (e durante o tratamento, também!), como o De Bem com Você – A Beleza Contra o Câncer (ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Cosméticos). É possível  colaborar com essas e outras entidades.

Sugestão de produtos

Shampoo Nexxus Emergencée e Condicionador Nexxus Emergencée, que ajuda a reconstruir as estruturas de proteína para fortalecer o cabelo e prevenir quebra. E Dove Serum Reconstrução Pontas Duplas, um auxílio para fechar as pontas abertas dos fios.

Fonte: Entrevista com All Things Hair

Comentários

comentário

Deixe um comentário