Home > Bem Estar > CICLOS VICIOSOS E VIRTUOSOS POR Claudia Arab
Bom dia, Cats!! 😻 Querem motivação para começar a incluir os exercícios físicos no dia a dia de vocês?? 🤸‍♀️ A nossa colunista Claudia Arab nos dá vários motivos nesse texto aqui!! 👇
 
Olá, Cats! Como estamos? Já estamos mais engajadas no objetivo de aumentar o nível de atividade física nas nossas rotinas? Espero que sim! Hoje falaremos sobre fatores que, somados, podem nos ajudar muito ou atrapalhar muito, dependendo do sentido deles.
Observem o exemplo da figura abaixo.
 
A figura acima representa um típico ciclo vicioso, significando que uma coisa leva a outra e estão todos interligados, ou seja, mais dores, mais limitações, mais sedentarismo o que, por sua vez, pode levarão sobrepeso, obesidade, e maior risco de doenças, como hipertensão e diabetes. Isso é o que acontece comumente já demonstrado por muitos estudos e até como alerta mundial de saúde. Tudo isso afeta em muito nossa qualidade de vida.
O que podemos fazer para romper este ciclo vicioso e melhorar nossas vidas como um todo?
Claro, há outros meios, mas eu, obviamente, vou defender para o meu lado: ATIVIDADE FÍSICA. Olha como o ciclo torna-se, então, VIRTUOSO quando acrescentamos esse protagonista, herói da história, salvador da pátria, fator maravilhoso (ok, já deu pra entender):
 
“Mas, Claudia, eu juro, meu corpo odeia fazer atividade física” Gente, eu entendo e é fisiologicamente justificado. Nosso corpo não gosta, realmente. Eu mesma não vou todos os dias fazer meus exercícios super feliz. Há dias que vou contrariada, mas sei que preciso. Nosso corpo nos trapaceia porque ele é criado para poupar energia (porque ele foi criado para mover-se e para mover é preciso combustível!). Como a atividade física tira nosso corpo do equilíbrio, da famosa homeostase, o corpo entende aquilo (a atividade física) como uma situação de ameaça e cria resistência mesmo.
O que você precisa fazer é driblar esse efeito e permitir demonstrar para você mesma que a atividade física é MUITO MAIS BENÉFICA DO QUE CHATA ou difícil ou seja lá qual for o adjetivo utilizado.
DÊ O TEMPO NECESSÁRIO PARA QUE VOCÊ POSSA SENTIR OS EFEITOS POSITIVOS DA ATIVIDADE FÍSICA ANTES DE DESISTIR. Persista. Os benefícios vêm e você vai adorar os resultados. A gente começa se sentindo mais disposta no dia-a-dia e daqui a pouco é aquela roupa que serve melhor, aquela foto que fica mais bonita, os comentários dos conhecidos e aí os resultados nos exames de rotina! Uma única sessão de atividade física já gera uma sensação ótima quando termina. Uma onda de hormônios e reações químicas ocorrem no nosso corpo e dão a sensação do bem-estar! Não houve um dia sequer que eu terminei uma sessão de exercícios mal. Posso começar mal-humorada, mas sempre termino bem. É assim também com minhas alunas, clientes, amigas (e até com o boy, que eu arrasto todos os dias comigo!).
Essas figuras são apenas exemplos, não regras, ok? Faça uma análise de você mesma, pense nos diversos fatores e no que poderia ser diferente. Ah, gente, imprescindível: nossos resultados são MUITO MELHORES com o acompanhamento nutricional ��. Torne sua vida um ciclo virtuoso também!

Comentários

comentário

Você também pode gostar
A importância da individualidade por Claudia Arab
Atividade física está relacionada ao câncer? por Claudia Arab

Deixe um comentário