Home > Acontece > Como combater pensamentos negativos

Cats lindas, hoje, nossa Coach em Resiliência, Diana Vilas Boas, vai falar sobre técnicas de relaxamento e meditação, para afastar os pensamentos negativos.

“Olá Cats!

Continuando nosso assunto sobre o estresse, vamos falar hoje das técnicas de relaxamento e meditação que podemos usar para combater os pensamentos negativos, fortalecer a nossa energia e recuperar o equilíbrio de nosso organismo.

Como já falamos, nossa mente é poderosíssima! Tanto para criar pensamentos positivos, quanto negativos, e também para criar condicionamentos que são aprendidos durante a nossa vida e nos levam a ter reflexos e comportamentos que não temos que pensar conscientemente sobre eles, simplesmente acontecem. O condicionamento é uma ponte poderosa entre a mente e o corpo, a mente cria fantasias sem fim a respeito do que pode nos acontecer e tende a concentrar-se no “pior” o que pode ser um fator chave para desequilibrar a balança para o lado da doença ou da saúde.

Muitas pessoas que recebem quimioterapia sentem náuseas e muitas vezes mesmo antes de receber a droga já começam a sentir os sintomas como uma resposta condicionada a pensamentos.

Vamos reverter esse quadro?

A meditação ajuda a aumentar a resistência ao estresse, acalmando a mente e liberando o que chamamos de nosso “médico interior”, de tal modo que a sabedoria própria do corpo possa ser ouvida.

Quando uma resposta de relaxamento é obtida a frequência cardíaca e a pressão arterial caem, o ritmo respiratório e o consumo de oxigênio também diminuem devido à queda na necessidade de energia, o fluxo sanguíneo para os músculos diminui, passando a se dirigir para o cérebro e a pele, o que produz uma sensação de aquecimento e um estado de relaxamento alerta. As ondas cerebrais mudam do estado alerta beta para o ritmo relaxado alfa.

Nós temos capacidade para criarmos pensamentos que nos levem a melhores condições de vida, manter a esperança e realizar sonhos, e isso vai depender do controle dos eventos que nós mesmo criamos e daqueles que espontaneamente surgem em nossa vida, como estresse, obstáculos, decepções. Sem a convicção de que temos tal controle, não seremos capazes de lidar com os altos e baixos da nossa vida.

Vamos nos preparar e treinar?

Em nosso próximo encontro vamos aprender um pouco sobre a pratica da meditação, e de que forma podemos incorporar esses bons hábitos em nossa vida.

Um grande abraço!

Diana Vilas Boas”

Não deixe de se inscrever em nosso programa de Coach em Resiliência em parceria com a Sobrare. Saiba mais clicando aqui.

Comentários

comentário

Deixe um comentário