Home > as cats > Cyntia Soares: Cicatrizes

Oi, Cats!¬†ūüėĽ¬†Vale a muito pena ler o texto inspirador da nossa colaboradora, a Cat Cyntia Soares, do grupo¬†Vencedoras Unidas, contando sobre a sua rela√ß√£o com as cicatrizes que ficaram depois do tratamento.ūüéÄ

Cicatrizes
Imagino que seja praticamente imposs√≠vel sair de um tratamento oncol√≥gico sem pelo menos uma cicatriz… seja ela f√≠sica ou emocional… mas hoje quero conversar com voc√™ sobre as cicatrizes f√≠sicas, mesmo que saibamos que as emocionais doem muito mais (como diz a m√ļsica: “um joelho ralado d√≥i bem menos que um cora√ß√£o partido!” – Era uma vez de Kell Smith).
Atualmente tenho quatro cicatrizes que herdei do c√Ęncer, mas te confesso que s√≥ uma me incomoda um pouco (a da mama direita que tem 11cm). Sei que quando passar pela segunda cirurgia da mama (aquela que t√ī protelando e que vai reconstruir ar√©ola e mamilo) a maior parte da cicatriz vai ficar escondida. Tenho uma cicatriz preferida tamb√©m, acredita? Rs. √Č a do cateter (3,5cm)… n√£o sei o motivo, mas eu gosto dela. As outras duas tem 5cm e s√£o na mama esquerda e na axila direita.
Estou lembrando agora de uma estória que ouvi (talvez na adolescência) e que conta uma entrevista dada por um menino que foi atacado por um jacaré. Durante o ataque a mãe tentando salvá-lo, o agarrou pelos braços com toda força, enquanto o jacará o puxava pelos pés. Em seguida um fazendeiro matou o animal e o menino ficou um tempo hospitalizado com vários machucados nos pés e nos braços. Após a alta, o repórter pediu para ver as cicatrizes dele, ele mostrou os pés. Ao ver o espanto do repórter, o menino disse:
“Mas olhe em meus bra√ßos! Eu tenho tamb√©m grandes cicatrizes nos meus bra√ßos porque minha m√£e n√£o deixou o jacar√© me levar.”
Nem lembrava dessa hist√≥ria, mas sempre olhei pra minhas cicatrizes com uma certeza: elas s√£o a prova de que o c√Ęncer n√£o me venceu!¬†ūüĎä
E voc√™, caro leitor e leitora, como est√° enxergando suas cicatrizes?? Tem alguma preferida tamb√©m ou eu que sou doida?Rs¬†ūüėĄ
PS: A imagem do post √© da campanha “Survivor” do artista Alexsandro Palombo em que personagens tem cicatrizes causadas por mastectomia.

Branca de Neve por  Alexsandro Palombo

Coment√°rios

coment√°rio

Deixe um coment√°rio