Home > Acontece > Dia Mundial do Câncer
Dia Mundial do Câncer

Cats queridas, hoje, 04 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Câncer, que tem por objetivo conscientizar a população sobre os vários tipos de câncer, seus fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce, considerado um dos caminhos para a cura.

No Brasil, a cada ano, são registrados, em média, 590 mil novos casos da doença, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A boa notícia é que, nos últimos anos, os tratamentos estão sendo mais eficientes. Além da prevenção e do diagnóstico precoce, há avanços também no tratamento. Como resultado, as chances de cura vêm crescendo nos últimos anos.

Elas são maiores em fases iniciais da doença e quando o tratamento é realizado de forma adequada e oportuna. Daí a importância dos avanços na prevenção. Iniciativas que buscam a conscientização e mudança de comportamento, como políticas antitabagismo e campanhas de cuidado com a exposição à luz solar, são muito bem-vindas.

Porém, mesmo que o diagnóstico seja feito em fases mais avançadas, novos tratamentos vêm mudando o dia a dia de médicos e pacientes.

Nesta data, criada em 2005 pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), há uma campanha que segue o conceito “Nós podemos. Eu posso”, escolhido pela UICC para o período de 2016-2018. Com isso, ela pretende mostrar como todos podem fazer a sua parte para reduzir o impacto do câncer no mundo. 

 

 

Comentários

comentário

Deixe um comentário