Home > Saúde > DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA: A INFORMAÇÃO É O MELHOR REMÉDIO PARA A PREVENÇÃO

DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER DE MAMA: A INFORMAÇÃO É O MELHOR REMÉDIO PARA A PREVENÇÃO

 

Criado em 1988 pelo Ministério da Saúde, sob a lei 12.116/2009, o Dia Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a doença, prevenção e o tratamento. Apesar de curável, o câncer de mama ainda é o tipo que mais mata no Brasil, mas graças a diversas ações e campanhas que visam conscientizar a população feminina sobre a importância dos exames regulares e do autoexame, a mulher passou a conhecer melhor o seu corpo e se munir de informação.  Muitos são os caminhos para se evitar qualquer tipo de doença, no caso do câncer de mama é muito importante evitar a obesidade. Uma dieta equilibrada e a prática regular de exercícios físicos são fundamentais, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de bebidas alcoólicas, mesmo em quantidade moderada, é contraindicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com histórico familiar de câncer de mama, especialmente com um ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram diagnosticadas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Esse grupo deve ter acompanhamento médico a partir dos 35 anos. Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos e não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.
Mulheres que não se encaixam nesses perfis também devem buscar orientação médica. As formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia.

O poder da rede de Internet no Combate ao Câncer de Mama. O câncer de fato caiu na rede. Muitas são as páginas, blogs e sites que de alguma forma contribuem na prevenção do câncer e trabalham em outros fatores que não podem ser esquecidos durante o tratamento, como, por exemplo, a beleza e autoestima que ajudam a enfrentar a doença com muito mais leveza.
Flávia Flores, idealizadora do Quimioterapia e Beleza é um exemplo, ela abriu caminhos para que outras mulheres pudessem se expressar, conhecer umas às outras e juntas vencerem a doença. “A minha página começou no Facebook sem pretensão nenhuma de ser sucesso ou de ajudar tanta gente. Fiz apenas para informar amigos e familiares o que eu estava passando e como estava encarando a doença. Mas o número de cliques foram subindo, as mensagens foram chegando, mulheres na mesma situação pedindo dicas e virou uma rede, uma comunidade linda, onde uma ajuda a outra. Com os vídeos e fotos inspiro muitas mulheres e juntas não deixaremos a peteca cair jamais”, afirma.
Com dicas de moda e beleza, Flávia ajuda as mulheres a elevar a autoestima e mostrar que, mesmo com os efeitos da doença e do tratamento, é possível ficar bonita, estar na moda e esbanjar estilo. Outras páginas abordam as diversas modalidades, Yoga, espiritualidade e também o Fitness, como, por exemplo, a Fanpage Onco e Fitness, da catarinense Silvânia Gonçalves, que traz dicas de exercícios físicos, alimentação e bem-estar.
São mulheres comuns que lutam para vencer, formaram uma rede do bem e transformaram suas dores em uma solução coletiva.

Comentários

comentário

Você também pode gostar
Você pode mudar sua visão – Seu foco de VIDA por Rafaela Mendes
CONHEÇO ALGUÉM QUE TEM CÂNCER. O QUE EU FAÇO?
É CÂNCER, E AGORA?
JULIANA CARNEIRO

Deixe um comentário