Home > Bem Estar > Grandes Mulheres: Mara Gabrilli

Cats, queridas, hoje a grande mulher da nossa série especial da semana das mulheres é Mara Gabrilli, psicóloga, publicitária e atualmente deputada federal de São Paulo.

Mara sofreu um acidente de automóvel, em 1994, e passou cinco meses internada – dentre os quais dois em respirador artificial – para então receber a notícia de que perdera os movimentos do pescoço para baixo. Estava tetraplégica.

Três anos depois, fundou a organização não-governamental Instituto Mara Gabrilli, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. Entre os projetos do instituto, está o Cadê Você?, que localiza pessoas com deficiência em comunidades carentes e oferece recursos para melhorar sua qualidade de vida.

Também foi responsável pelo patrocínio da vinda de uma cientista indiana para trocar experiência com a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Lygia Pereira, o que resultou na primeira linhagem brasileira de células-tronco embrionárias, a BR-1. Além disso, o Instituto Mara Gabrilli foi o responsável pela ida de três atletas às Paraolimpíadas de Pequim, além do projeto Natação Paraolímpica.

Mara desenvolveu dezenas de projetos na cidade de São Paulo em infraestrutura urbana, educação, saúde, transporte, lazer, cultura e emprego. Isso resultou no aumento de 300 para cerca de 3 mil do número de ônibus acessíveis; na reforma de 400 quilômetros de calçadas adaptadas, inclusive na Avenida Paulista, que se tornou modelo de acessibilidade na América Latina; na criação de 39 núcleos municipais de reabilitação e saúde auditiva; no emprego de mais de mil trabalhadores com algum tipo de deficiência; nas versões em braile ou áudio de todos os livros das Bibliotecas Municipais (Ler pra Crer).

Na Câmara Municipal de São Paulo protocolou dezenas de projetos quanto a acessibilidade de deficientes na cidade de São Paulo, dentre os quais sete foram aprovados e são Leis Municipais.

Tendo acumulado experiência na luta para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência, Mara decidiu expandir essa ajuda para todo o país. Se tornou candidata a deputada federal e foi eleita com 160.138 votos. Desde então, tem sido atuante em diversos projetos para a cultura, educação e bem estar de vida para as pessoas com deficiência.

Comentários

comentário

Deixe um comentário