Home > Bem Estar > Meditação e Consciência Plena por Diana Vilas Boas
Cats queridas! 😻 Hoje temos mais um super texto reflexivo da nossa Coach em Resiliência Diana Vilas Boas! Dessa vez é sobre mudar nossas atitudes cotidianas e aproveitar os benefícios da meditação e da consciência plena em nossas vidas!! 🧘‍♀
 
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Hoje quero falar um pouco sobre Meditação e Consciência plena, baseada nos ensinamentos da Dra. Joan Borysenko, médica integrativa que trabalha com a conexão corpo-mente autora de vários livros e pessoa de grande prestígio nessa área.
“A Consciência plena é a meditação em ação e envolve uma abordagem do “aqui e agora”, que permite à vida acontecer sem limitações ou julgamentos. Significa estar aberto à tomada de consciência de cada momento como ele é, e o que poderia trazer. É um estado relaxado de atenção tanto em relação ao mundo interno, de pensamentos e sentimentos, quanto ao mundo externo, de ações e percepções.” Quanta coisa deixamos passar por não estarmos conscientes e ligadas ao momento, às experiências que estamos vivendo, quase sempre contaminadas pelo julgamento, ou por estarmos sempre ligados a outros assuntos e preocupações.
Consciência plena quer dizer saborear realmente a comida durante as refeições, é se abrir para a experiência do movimento, aos elementos de cheiro e sabor e a tudo que possa nos provocar
sensações prazerosas, e a nos permitir enxergar com clareza a essência das coisas.
Viver o presente! Treinar a percepção e ver como elas se renovam!
Você pode treinar diariamente o uso da consciência plena:
Primeiro passo: Escolha uma atividade do seu dia a dia, por mais simples que seja, escovar os dentes, comer uma fruta, fazer amor, e outras, e a realize como uma meditação, com consciência plena, e vai se surpreender com as sensações que descobrir.
Segundo passo: Veja onde sua mente está, e decida para onde quer que ela vá. Concentre-se na sua respiração, dê um longo suspiro e permita-se viver o momento. Respirar, concentrar-se, sentir… este pode ser o foco, para manter sua mente fixa e concentrada no que está ao seu redor. Simplesmente curta, sem julgamentos…
Terceiro Passo: Tomada de consciência do pensamento e da reação física. Observar para onde o pensamento vai quando a sua mente divaga, também é uma pratica de conscientização.
Os pensamentos podem se angustiantes ou não, e muitas vezes nos tiram do momento presente e provocam até mesmo reações corporais negativas, como ansiedade, stress.
A nossa tarefa consiste em procurar romper essa cadeia de pensamentos, trazer de volta para o que eu quero e que me faz mais feliz.
Tudo é uma questão de treino e persistência…
Sejam felizes nas mínimas coisas do cotidiano, essa é a mensagem de hoje.
Grande abraço!

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