Home > Saúde > O QUE É CATETER? TIRE SUAS DÚVIDAS!

O QUE É CATETER? TIRE SUAS DÚVIDAS!

Esses dias falei que fiz minha limpeza de cateter e muitas cats perguntaram sobre! Então que tal acabar com as dúvidas sobre cateter? Falaremos tudinho aqui!

O cateter é um tubo especial que é inserido numa veia maior e é conectado a um reservatório que fica implantado debaixo da pele e pode ser deixado neste local por muitos meses, até anos dependendo da qualidade. É colocado em cirurgia com anestesia, você não vê nada pois ela te bota pra dormir.Antes da operação é só ficar por volta de seis horas de jejum. Quando você conversar com seu médico ele explica direitinho o que será feito no processo cirúrgico… Eu costumo brincar que é praticamente uma entrada de USB, e que quando você for para a quimioterapia, é só conectar e pronto! Assim tudo fica mais fácil! O cateter deixa uma veia sempre acessível, excluindo a necessidade do uso dos braços para aplicação de injeções e de várias punções para procurar veias (até porque quem for fazer quimioterapia por algum tempo, pode causar alguma inflamação nas veias do braço se for muito usadas). Se para tirar sangue já é uma dificuldade, imagine se tivessem que achar minha veia para cada sessão de quimio? Ninguém merece né? Já vi muita gente sofrendo por receber a medicação na veia: elas entopem, mancham a pele e judiam muito os teus braços (isso quando as sessões são longas).

porth-a-cath

Ele fica embaixo da pele, não fica exposto, e se o médico for bem cuidadoso só vai ficar a marquinha dele em um lugar que dê para esconder facilmente.  Na hora da anestesia eu estava nervosa, e enchi o saco do meu médico explicando pra ele como eu queria que ficasse: não podia ficar pra fora, parecendo uma tampinha de garrafa e tinha que ficar bem embaixo da alça da blusa.E então ficou do jeito que eu queria, quase imperceptível! Claro que depois da cirurgia tem que tomar alguns cuidados como limpeza, pouco esforço e curativo até cicatrização, mas depois fica tranquilo! Não incomoda, você pode dormir em qualquer posição e realizar tuas atividades que ele não sai do lugar (só claro, não entre em nenhuma briga ou algo assim né?).

Por ser algo que colocamos, alguns corpos podem rejeitar, então fique sempre atenta e fale com seu médico se surgir qualquer desconforto. Uns dias depois da colocação ficará inchadinho, um pouco roxo, mas ele realmente deixa tudo mais simples na quimioterapia. Quando não utilizado, tem que fazer a limpeza dele com uma solução anticoagulante (heparina) para não entupir. Eu ainda não retirei meu cateter, mas pelo que sei é mais simples que colocar. Normalmente, o cateter é retirado dentro de um período de 6 meses a dois anos após o término do tratamento.Já completei 15 meses sem quimioterapia (Ufa!) e conversei com meu médico e combinamos de tirar ano que vem.

IMG-20150609-WA0015

Limpeza do cateter

Você também tem um cateter? Onde? O meu me ajudou muito, então tenho muito carinho por ele!

Fonte: Oncoguia

 

Comentários

comentário

Você também pode gostar
NOVELINHA QEB | Capítulo 26
NOVELINHA QEB | Capítulo 18
NOVELINHA QEB | Capítulo 16
DICAS PARA COMBATER O ENJOO

18 Respostas

  1. julia

    GOSTARIIA d Respoonder a Lucia ai de cima- Lucia eu ja tive cancer d mama ha 9 anos atras fiz cirugia quimio e radio tomei 5 anos de remedio estou bem com ajuda de Deus tudo devo a Ele o consolo e a força que tive e tenho quanto aos enjoos de sua irmã é horrivel mas tem q pensar que é p o nosso bem é uma fase q passa sei que o que ajuda e nao faz mal é gengibre pode ser chá ou se nao gostar tem capsulas sao naturais ajudam bastante outra dica é biscoito salgado , tambem chupPAR limao cada um tem q ver como se sente pois é individual a gente vomita mas aos poucos volta ao normal tem remedios q os medicos passam mas nao adiantararm p mim e tambem sei que medico homepoata ajuda muito eles prescrevem formulas que sao naturais e nao interferem no tratamento pesquise em sua cidade dizem que os remedios ou sela as formulas que eles prescrevem sao otimas aliviam bem as nauseas, e muita gente q se trata com homeopatia nem sente nauseas tambem ajudam dando disposiçao, ajudam tambem combatendo possiveis feridas na boca no estomago e todos efeitos colaterais vale muito a pena se informar é -medico homeopata , espero ter ajudado

  2. Thalia

    Fiz quimioterapia por causa do câncer de naringite … Câncer muito raro … O cater no começo senti muito medo nem me mexia direito … Mais vi que isso iria me ajudar muito pq TB se não fosse ajudar não iria colocar … Resolvi escrever pra dizer que não coloque coisa ruim ou tenha medo de colocar isto pois isso não ira ajudar no sei tratamento… É um pouco desconfortável mais e para nossa melhora … Sei que vcs irão se recuperar rápido mais não fica pensando muito nisto … Só uma dica. ..

  3. janaina

    Bom dia. Minha mãe fez uma cirurgia de catarata e quando veio a fatura do plano de saúde veio me cobrando 2 cateter é possível usar o cateter nesse procedimento. ?

  4. NADIA ZACHARIAS VALENTE

    QUERIDAS, REALMENTE PRA MIM…MEUS FAMILIARES FICARAM SABENDO NO DIA DA INTERNAÇÃO. CLARO,SURPRESA MUITO TRISTE.FIZ MASTECTOMIA RADICAL, MAMA DIREITA. (QUIMIO DE 21 em 21 dias. Radio 28. TUDO ISTO ACONTECEU EM 1997. COLOQUEI CATETER TBM. SEM PROBLEMAS.

    ATÉ HOJE , EM TRATAMENTO NO HOSPITAL A.C.CAMARGO (ROTINA ) E LÁ SE VAM 19 ANOS. N. LEMBRO QUE TENHO CA. VIVO MINHA VIDA NORMALMENTE. HOJE COM 68 ANOS, FELIZ, ALEGRE,E AGRADECENDO TODOS OS DIAS A DEUS, PELA MINHA FÉ, A NA MINHA VITÓRIA. VAMOS VIVER A VIDA ELA É MARAVILHOSA…..BJOS.

  5. Neusa S. S. Marques

    Querida Flávia. Parabéns pela sua luta e acho vc muito linda. Descobri um câncer de intestino dia 6 de Janeiro depois de fazer a cirurgia de apêndice superada.
    Tive 24 hrs de vida por causa de ter supurada atingiu o intestino perfurando. Nisso o médico descobriu um câncer maligno no intestino de 6 por 12 centímetros. Tive que colocar a bolsa de colostomia.
    Esse mês de Março fiz 4 sessões de quimioterapia Branca. Graças à Deus não tive reações nem enjoos e nenhum efeito colateral.
    Na consulta com a médica ela me falou q essa quimio não cai os cabelos. Mas falei que se caísse não faz mal depois ela cresce. Vejo vc em todos os programas da TV, e também nos vídeos. Isso me fortalece muito. Pois a luta que estou vivendo graças ao amor dos meus 3 filhos Cristina, Philipe e Bryan; meu marido que me ajuda muito, fazendo curativos e me levando a todos os exames e quimio, prima Fátima que é Médica, E alguns poucos amigos. Obrigada por dar uma força pra mim e a todos. Em Janeiro de 1986 minha mãe faleceu. Teve câncer de mama. Foram 5 anos de muita luta com muitas dores. Sinto falta dela. Ela foi muito guerreira. Sinto também onde ela estiver ela deve estar cuidando de mim. Espero em breve estar completamente curada. Mil bjos pra você.

    1. Lucia

      Boa noite, a minha irma está com câncer mo reto, está fazendo quimioterapia e tomando remédio de quiio.
      ela está sentindo muita cólica, muito enjoo, dor de estomago. alguém já teve todas essas reações juntas? o que fazer para melhorar ? ela está tomando o Volnal para enjoo

  6. Vevemundo

    Que fofa fofa fofa vc é muito linda mocinha! Kkkkk e a todas todas todas nós muita luz força e paz paz paz paz. Os erros Deus ja perdoou . Os tombos serão engraçados ficará rindo, a beleza será surpresas das quais sempre admiração com mais de dois olhos e visões. Forças a todas. Eu tive linfoma 2014, usei apenas cateter porth igual à da foto da lindona aí. E continua aqui. Pois meu câncer voltou e lutei sorrindo e amando os cateteres kkkkk cuidados de mim cuidados com eles. No caso não fiz cirurgias para retirar tumores mas fiz transplante de medula óssea e venci. Estamos vencendo. Às vezes uma químio parece mil e às vezes mil interminável. Mas tenham a Deus e emano paz paz para todas termos forças . E que o cateter seja uma das boas armas para cura. Lus a vcs é lindo site !

  7. Realmente a quin
    Realmente a químio é punk acho que é a pior coisa do mundo, e aí dá mais os efeitos fiscais granolokine não tem explicação de fosse no dor nos ossos , estando com Deus para nos safar deste mau.mas se Deus quiser vou me curar acredito nisso ego tirei as 2 mamas.tenho que fazer 4 químio mas para mim aparece 100
    Que Deus ajude a todos que estejamassando por isso.

  8. Realmente a quin
    Realmente a químio é punk acho que é a pior coisa do mundo, e aí dá mais os efeitos fiscais granolokine não temexpkicacao de for no só sós.so estando com Deus para nos safar deste mau.mas se Deus quiser vou me curar acredito nisso ego tirei as 2 mamas.tenho que fazer 4 químio mas para mim aparece 100
    Que Deus ajude a todos que estejampassando por isso.

  9. terezinha cardoso ,

    ola! eu descobri um cançer de mama em setembro de 2015 ,fiz a cirugia da mama direita e retirei dois nodulos , um de 1,5 cent , e o outro de 1 ,2 cent e um linfonodulo de 1 melimetro .hoje eu estou na quarta sessao de quimeoterapia ,vou fazer 8 sessoes e depois a radio ,mas nao esta sendo facil , nas duas primeiras semnas de tratamento eu fico muito fragil ,chor muito fico fraca ,sinto que vou morrer ,mas quando passa estas duas semnas eu volto a ficar a mesma terezinha de sempre cheia de vitalidade e com muita forças de viver ,tenho o meu marido que me da muita forças e esta junto de mim pra tudo ,os meus quatro filhos que sao a minha inspiraçao e motivo de vever ,a minha mae e meus iramaos que estao sempre do meu lado ,sem falar no tanto de amigos estao orando e torcendo por mim … mas a força maior vem do meu senhor … DEUS …meu verdadeiro amigo ,minha luz …meu refugio e minha paz;

  10. Sandra Giannoni

    Minhas lindas, gratidão por tantos esclarecimentos e tantos comentários, sempre muito esclarecedores. Vou começar a quimio agora em janeiro/2016. Tive câncer bilateral de mama em junho/2010, metástese axilar em ago/2014 e outra nesse ano. Fiz cirurgia no dia 1/12/15 e vou iniciar a quimio. Estou em muita paz, tenho buscado informações, mas experiências pessoais são sempre bem vindas! Bjus a todos 1 Feliz Ano Novo

  11. Maizia

    Olá Flávia! Acabei de descobrir um câncer de mama e confesso que tenho devorado tudo o que encontro em seu site e posso afirmar, tem me ajudado muito. Ainda não iniciei o tratamento, pois estou na fase preliminar que são os exames. Quando começar pra valer o tratamento, eu já saberei lidar com muitas situações inerentes a doença. Muito obrigada!

  12. Rosangela

    Gostaria de ter uma contato mais próximo com vc Flavia, acho que me ajudaria, falando mais c alguém q já passou pl que estou ainda passando já a anos , já me sinto cansada pícicologicamente e fisicamente deste tratamento e de tantas cirurgia.
    Se for possível um contato maior serei grata abraços …..

    1. odette

      meu nome oi pessoal aqui éstou eu novamente, só esqueci de colocar as datas! a 1ª operação a grande do tumor maligno foi em 3 de Setembro 1914) meu nome é odette e meu apelido é odi, se acaso vcs me encontram .Só dou um conselho a mais, não fiquem com medo eu escrevi por experiencia própria, ok? Só por experiência que vai dar tudo
      Estou ótima e já me recuperei de tudo isso.

Deixe um comentário