Home > Acontece > Quimioterapia e Beleza anuncia tratamento odontológico gratuito em parceria com Instituto Sorrir para Vida

Quimioterapia e Beleza anuncia tratamento odontológico gratuito em parceria com Instituto Sorrir para Vida

Não são somente os cabelos caindo, a fraqueza,  os inchaços e a queda da libido que são causados pela quimioterapia, debilitando o corpo de pacientes em tratamento contra o câncer. A boca também sofre consequências que podem ser cruéis. Pequenos problemas odontológicos e bucais podem se tornar graves durante uma quimioterapia. 

Pensando nisso, o Instituto Quimioterapia e Beleza, ONG ​idealizada pela Flávia Flores, que ajuda a manter a vaidade, autoestima e beleza dos pacientes na caminhada pela cura, não poderia deixar de lado a questão dos cuidados bucais. “Incentivamos as pacientes​ a sorrir para a vida, mas como farão isso sem cuidar também do sorriso?”, questiona Flávia Flores, fundadora e embaixadora do IQeB.

Este mês a ONG anuncia parceria com outro Instituto, o “Sorrir para Vida” que desde 2007 ​oferece tratamentos odontológicos gratuitos a pacientes menos favorecidos. 

“Entre as queixas das nossas Cats estão o enfraquecimento e até perda de dentes durante o tratamento de quimioterapia”, conta Flávia. “Algumas ficam sem dentes centrais que comprometem seu sorriso e a autoestima de que tanto precisamos para ​enfrentar o tratamento​”.

Na busca por profissionais que pudessem ajudar as Cats nesta fase, o IQeB descobriu o Instituto Sorrir para Vida, criado pela dentista Marisa Helena de Carvalho motivada pelo seu enfrentamento de câncer, juntamente com a oncologista Vanessa de Carvalho Fabrício, que oferece gratuitamente tratamento odontológico a pacientes com câncer e deficiência.

A partir de fevereiro o IQeB pode encaminhar as Cats que necessitam de tratamento odontológico às especialistas voluntárias do Instituto parceiro.

Para participar 

As Cats interessadas devem fazer cadastro no site: www.quimioterapiaebeleza.com.br, apresentar a documentação solicitada, em seguida passar por uma triagem com a assistente social do projeto para avaliação do perfil socioeconômico. Assim, fica garantido o atendimento a quem precisa. 

Segundo o dentista colaborador do próprio IQeB, Dr.Eduardo Rollo Duarte, pacientes em tratamento de câncer devem prestar atenção redobrada à saúde bucal antes mesmo de iniciar a quimio. “Cerca de 60% dos pacientes com câncer podem vir a enfrentar uma perda dentária ou problemas bucais em decorrência do tratamento contra a doença”, diz Dr. Eduardo. “Os cuidados com a boca são de extrema importância para qualquer indivíduo e, ao se descobrir o câncer é fundamental que um dentista seja consultado antes do início da quimioterapia. Com isso, eventuais problemas existentes podem ser resolvidos e não resultarão em situações mais graves durante o processo quimioterápico, que é muito forte”.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O ESTUDO SOCIOECONÔMICO

CÓPIAS DOS DOCUMENTOS
Foto 3×4 opcional
RG, CPF

RG do responsável ou Tutor no caso de paciente PCD

Paciente Oncológico ( que não possuir cognitivo para responder a avaliação, deve vir acompanhado)

Paciente PCD (não é obrigatório vir na avaliação com Serviço Social) Comprovante de residência
Laudo Médico com CID e atualizado
Comprovante de Renda

Holerite atual
Extrato bancário dos últimos três meses

Cópia da carteira de trabalho (página com a foto, página com dados empresa ou em branco no caso do desemprego)

Pensão Alimentícia (se for judicial trazer comprovante)

Comprovante das contas Básicas

Água, Luz, telefone, internet, TV, IPTU, condomínio, educação, alimentação, transporte, medicamentos, aluguel, plano de saúde, outros.

***** Imprescindível trazer CÓPIAS dos documentos, comprovantes de renda e comprovante das contas básicas *****

Agora o IQeB traz mais esse benefício a homens e mulheres interessados e que precisam de apoio gratuito.

 

Sobre o Instituto Sorrir para a Vida

O Instituto Sorrir para Vida foi criado em 2007 por iniciativa de duas mulheres, a dentista Marisa Helena de Carvalho (motivada pelo seu enfrentamento do câncer) e pela médica oncologista Vanessa de Carvalho Fabrício. Compartilhando conhecimento e propósito de vida, estas duas profissionais uniram-se por uma causa em comum, oferecer qualidade de vida para pessoas com câncer, através do tratamento odontológico de qualidade e gratuito. Anos depois, o atendimento foi ampliado, passando a oferecer tratamento odontológico para pessoas com deficiências.
A instituição conta com mais de 20 dentistas voluntários que atuam nas área de pessoas com deficiência e pacientes com câncer.

Missão: proporcionar assistência clínica-odontológica à pacientes com câncer e com deficiência, auxiliando seus familiares, cuidadores e o próprio paciente, na busca conjunta de melhorias em sua qualidade de vida.

Visão: Construiremos uma sociedade na qual todas as pessoas tenham acesso a odontologia de qualidade, sejam tratadas com respeito e dignidade e tenham oportunidades iguais para se desenvolver e trazer à tona suas capacidades.

Valores: Responsabilidade / Transparência / Excelência / Diversidade

O Instituto está localizado na Rua Cônego Eugênio Leite, 442
Fone: 11 2977-4626 www.sorrirparavida.org.br

Comentários

comentário

Deixe um comentário