Home > Saúde > Touca de resfriamento

Cats, todas vocês sabem que ao passarmos pela quimioterapia, principalmente pelo câncer de mama, a perda do cabelo é inevitável. Em alguns casos, quando há a retirada dos seios, os efeitos colaterais na pele e nos cabelos ajudam a agravar ainda mais um quadro de desânimo e baixa auto-estima.

Mas Cats, fiquem tranquilas, porque tenho uma notícia incrível. Agora vocês não precisam mais se preocupar com a perda dos fios. Foi criada uma nova tecnologia, 100% nacional de resfriamento do couro cabeludo, a temperaturas realmente muito baixas. Ela é uma das armas hoje para evitar a alopecia com resultados melhores que os proporcionados pelas antigas técnicas.

Uma empresa brasileira chamada Fabinject Thecnology lançou no mercado uma touca chamada Capelli, com sistema de resfriamento do couro cabeludo através da circulação de ar extremamente frio por uma touca térmica com alertas internas que garantem fluxo turbulento com respostas superiores aos tradicionais métodos de resfriamento. Além de tudo isso, é proporcionado maior conforto aos pacientes.

A touca rígida é feita em plástico de engenharia ABS, revestida de espuma térmica de células fechadas, que deve ser acoplada através de mangueira condutora ao equipamento gerador de ar extremamente frio. Conseguiu-se um sistema silencioso, confiável, sem consumíveis, de baixo consumo energético, de baixíssima necessidade de intervenção da equipe médica, fácil de operar e confortável ao paciente, que supera em performance os métodos historicamente utilizados.

Em uma entrevista com Rosa, primeira paciente do SUS tratada com a touca, ela contou sobre sua história de vida e sobre sua experiência com essa nova tecnologia. Confiram aqui:

“Tenho 54 anos e trabalhava como autônoma.

Em exame de mamografia solicitado pela médica do posto de saúde, no mês de março, constou um tumor maligno de grau 2.

Em 28 agosto fiz a cirurgia de mastectomia radical ttl a direita. Em 11 setembro nova cirurgia por hematomas, coágulos.

Em 04 outubro recebi o resultado de biopsia da cirurgia com indicação para quimioterapia. Iniciei o tratamento dia 05/10, no B.P, com a utilização da touca e a possibilidade de não cair os cabelos.

Minha experiência com a touca foi boa.  Apenas faltando 4 dias para segunda quimio ocorreu queda acentuada da frente e meio da cabeça. Antes de tudo, cortei os cabelos bem curto para mostrar que a touca funciona.

Irei realizar a quarta sessão no início de dezembro.

Se não fosse assim já estaria completamente sem cabelos. Super recomendo para outras pacientes.

As contra-indicações do uso da touca incluem sensibilidade ao frio, doença de aglutinina a frio, crioglobulinemia, criofibrinogenemia e pacientes com cancer ligado ao sistema circulatório ou com neoplasia hematológica, se a quimioterapia for administrada como tentativa de cura.

Os efeitos em longo prazo do resfriamento do couro cabeludo e do risco de metástase no couro cabeludo não foram totalmente estudados.

 

Comentários

comentário

Deixe um comentário