Home > Beleza > VAMOS FALAR SOBRE PRÓTESES EXTERNA?

VAMOS FALAR SOBRE PRÓTESES EXTERNA?

Muitas Cats fazem a mastectomia e nem sempre dá para realizar a reconstrução logo em seguida. Uma alternativa para essas mulheres é o uso da prótese externa. Uma prótese mamária externa é uma mama artificial que encaixa num sutiã a fim de substituir todo ou parte da mama que foi retirada. A maior parte das próteses mamárias é feita de gel de silicone envolvido numa película fina, moldado para ter a forma natural de uma mama feminina ou parte dela. A parte externa é suave ao toque, e poderá incluir o desenho de um mamilo. A superfície que fica junto à pele varia, e poderá escolher aquela com que se sinta mais confortável.
Você encontra próteses em lojas especializadas e deve buscar aquela que combine com você (tamanho e característica do peito). Se você tem peito pequeno, procure próteses pequenas, por exemplo. Caso não encontre loja de próteses, é possível fazer modelos caseiros! Elas são simples de ser feitas e de baixo custo, mas nem sempre ficam perfeitas. Entre as opções é possível fazer com alpiste, espuma, isopor e até chumbinho.
Primeiras semanas após a cirurgia
O seu peito poderá ficar mais sensível após a cirurgia mamária ou radioterapia, e poderá ser desconfortável usar uma prótese de silicone enquanto não estiver bem cicatrizado – cerca de seis a oito semanas.
Quando o seu peito tiver cicatrizado, certifique-se de que encontra um sutiã bem ajustado e com bom suporte antes de ter a sua prótese permanente. Isto para que a sua prótese condiga, em tamanho e forma, com o seu peito natural, e se mantenha confortavelmente e em segurança no lugar.
Como substituir a sua prótese
Se a prótese se estragar antes do período previsto ou deixar de ser adequada para si, mesmo estando ainda em boas condições, como no caso de mudanças de peso ou estrutura corporal, ou de estilo de vida (por exemplo, se está mais ativa), deverá falar com seu médico.
Estão sempre a surgir novos tipos de próteses no mercado, pelo que é aconselhável, quando precisar de substituir a sua prótese, fazer uma reavaliação, das disponibilidades mais do que simplesmente substituir a sua.
A prótese normalmente é colocada em um “bolsinho lateral”. Existem roupas especializadas, que já vem com essa abertura, como os sutiãs da Lotus. Ou você pode adaptar suas roupas, colocando um tecido extra, dar uma costuradinha. O importante é se sentir bem!
IMG-20151203-WA0035
IMG-20151203-WA0033

Dicas :

Vestuário:

Roupas com ou sem alças:

Alguns tops ou vestidos sem alças ou roupas com alças oferecem um bom apoio na zona do peito, de maneira que poderá usá-los com uma prótese de silicone sem sutiã. Se desejar usar um top ou vestido que não oferece suporte suficiente, poderá experimentar o seguinte:

  •  Pregar uma prótese leve de tecido (almofadinha) diretamente no seu interior.
  • Colocar uma almofadinha ou uma prótese muito leve num sutiã sem alças ou na estrutura de apoio do top ou vestido.
  • Usar um sutiã com alças transparentes ou decorativas.
  • Usar uma prótese auto-colante se o top ou vestido fornecerem um bom suporte.
  • Usar uma prótese auto-colante com um sutiã sem alças.

Decotes:

Se deseja continuar a usar as suas roupas favoritas sem ter que alterá-las muito, poderá tentar o seguinte:

  • Uma blusa ou top quadrado por baixo do top de decote em V, de modo a ficar visível por baixo do decote.
  • Um sutiã em forma de top, disponível em catálogos especializados, feito com uma renda inserida entre as copas que cobre a zona do decote.
  • Um top leve rendado ou semi-transparente usado sobre uma peça decotada para disfarçar a zona do decote, permitindo, mesmo assim, mostrar a peça decotada por baixo.
  • Uma écharpe ou flores pregadas na zona que precise de ser mais coberta Renda ou tecido inserido de forma a elevar a zona decotada Colares brilhantes ou volumosos Costas baixas ou destapadas
  • Poderá comprar alças extra-extensíveis para juntar ao seu sutiã em lojas de venda por catálogo. Em vez de apertar nas costas, eles dão a volta e apertam mais em baixo, na parte da frente, de modo a permitir o uso de roupas com costas baixas. Se um vestido ou top tiverem um suporte razoável, poderá experimentar usar uma prótese auto-colante, ou pregar uma almofadinha no interior, sem usar sutiã. Pode, também, usar sutiãs com alças que podem ser cruzadas nas costas, o que lhe permitirá usar tops com ombros cortados.

Se acha que os sutiãs lhe são desconfortáveis e prefere não usá-los de todo, poderá, mesmo assim, ajustar as suas roupas e usá-las sem prótese, se assim o desejar. Poderá experimentar:

  • Pregar uma almofadinha na roupa interior, tal como um top ou blusa, ou um top tanquini. Usar um sutiã muito suave e de pouco suporte – tais como sutiãs para adolescentes ou para dormir – com uma almofadinha. Há sutiãs para adolescentes em vários tamanhos, geralmente com copas pequenas e normalmente para estruturas corporais pequenas.
  • Sutiãs de dormir são sutiãs muito suaves, próprios para serem usados à noite, disponíveis em algumas lojas de vendas por catálogo. Usar uma prótese auto-colante que tenha um bom suporte.
  • Usar roupas com bolsas, disponíveis em algumas lojas de vendas por catálogo ou internet. Estas peças de vestuário são normalmente desenhadas para usar com uma prótese de silicone. Poderá decidir experimentá-las primeiro para decidir se funcionam bem consigo. Contudo, convém lembrar que andar sem sutiã por longos períodos de tempo pode causar dores e desconforto no pescoço, ombros e costas, especialmente se as suas mamas (ou mama) forem naturalmente grandes e precisarem de suporte.

Sem prótese:

Poderá sentir que nem precisa de usar uma prótese de todo. Muitas mulheres se sentem confortáveis com o seu aspecto, enquanto outras poderão querer fazer uns ajustes nas suas roupas. Aqui deixamos algumas ideias para fazê-lo. Se retirou um das suas mamas, poderá fazer com que as duas partes do seu corpo pareçam mais equilibradas, usando tecidos escuros, com padrões, e roupas largas. Se quiser distrair ainda mais a vista, poderá optar por camisolas sobrepostas, coletes, écharpes ou joalharia. Se retirou ambos as mamas, a sua zona do peito estará simétrica. Muitas mulheres sentem-se felizes com o seu aspecto mas também poderão usar algumas das ideias acima descritas. Se tiver uma pequena diferença entre os seus mamas que queira disfarçar sem usar uma prótese, um sutiã almofadado dá uma boa forma.

Fonte: Fundação Laço de Portugal

Comentários

comentário

1 Resposta

Deixe um comentário